Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Erros Refrativos Tratamento

Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais que afetam a visão da pessoa, diminuindo a qualidade de vida.

Felizmente, estes Erros Refrativos não são doenças graves e podem ser corrigidos de várias formas. Veja mais sobre os tratamentos disponíveis para cada um deles.

View Video

Tratamento de Miopia

A Miopia é o erro que provoca a dificuldade de enxergar de longe. Ela tem dois tipos de tratamentos: os não cirúrgicos e os cirúrgicos.

Tratamentos Não Cirúrgicos:

Para melhorar a acuidade visual de uma pessoa com miopia, pode-se fazer a correção ocular através do uso de óculos ou lentes de contato.

Os óculos de correção, também conhecidos como óculos de grau, devem ter lentes de correção chamadas lentes divergentes, fazendo o deslocamento do ponto focal das imagens para trás.

O mesmo acontece com as lentes de contato. Essas lentes também apresentam grau de correção negativo, fazendo as mesmas funções das lentes dos óculos.

Escolher entre óculos ou lentes de contato depende muito da adaptação de cada paciente. Nem todas as pessoas se acostumam com as lentes de contato e acabam optando pelos óculos – ou vice-versa.

Tratamentos Cirúrgicos:

Em casos em  que o grau de correção é muito alto, ou quando o paciente apresenta dependência de óculos para enxergar, o médico oftalmologista indica o tratamento cirúrgico para a Miopia.

As cirurgias refrativas hoje são feitas totalmente a laser, apoiadas por equipamentos de alta precisão.

Existem duas técnicas de cirurgias a laser: a LASIK e a PRK.

Na técnica LASIK, é feito um corte fino no tecido corneano, o chamado flap. Este tecido depois é usado na remodelagem da curvatura da córnea, através de um canhão de laser, melhorando a acuidade visual do paciente.

Na técnica PRK, é feito primeira uma raspagem da superfície da córnea. Só então é usado um laser, que emite feixes de luz ultravioleta, para a readequação da curvatura da córnea.

Os procedimentos cirúrgicos duram 15 minutos em média, são totalmente indolores e não invasivos, requerendo apenas alguns cuidados durante o pós operatório para garantir uma recuperação mais rápida.

Tratamento de Hipermetropia

Assim como acontece na Miopia, a Hipermetropia pode ser tratada de forma cirúrgica ou não cirúrgica.

No caso dos tratamentos não cirúrgicos, os óculos e lentes de contato de correção para a Hipermetropia precisam ser lentes convergentes ou convexas, redirecionando o ponto focal das imagens para frente.

As cirurgias refrativas são as mesmas usadas no tratamento da miopa: Cirurgia à Laser LASIK ou Cirurgia à Laser PRK. São procedimentos rápidos e não invasivos, que não precisam de internação.

Tratamento de Astigmatismo

O astigmatismo, assim como a Miopia e a Hipermetropia, pode ser tratado com uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Entretanto, a decisão do melhor tratamento no caso do Astigmatismo depende de algumas considerações envolvendo a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida do paciente.

Geralmente, os óculos de correção são a opção mais segura.

No caso de Astigmatismo Irregulares, que podem desencadear o Ceratocone, as lentes gelatinosas não são efetivas. A melhor solução são as lentes rígidas de gás permeável, que conseguem dar um melhor suporte para a córnea e melhoram a acuidade visual.

Nos casos de Cirurgias Refrativas, a técnica mais usada para o tratamento do Astigmatismo é a Cirurgia LASIK, porém ela só é indicada para tratar do Astigmatismo de até 4 dioptrias (graus) como parte de um procedimento combinado para tratar casos de miopia + astigmatismo.

Tratamento de Presbiopia

A Presbiopia também tem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para cada tipo. Veja abaixo:

Correção com óculos

Quando a Presbiopia provoca dificuldade de enxergar só de perto, usa-se óculos com lentes monofocais.

Quando a visão tanto para perto como para longe fica comprometida pela Presbiopia, então os óculos precisam ter lentes multifocais.

Monovisão / Visão Equilibrada

Este é um tratamento peculiar. Neste caso, cada olho recebe uma lente monofocal – uma para perto e uma para longe, fazendo com que  o cérebro se adapte a forçar cada olho para uma distância.

Lentes Bifocais / Multifocais

As lentes de contato multifocais possuem função dupla, com foco para perto ou para perto, simultânea ou alternada, de acordo com o desenho.

É uma lente de certa dificuldade de adaptação, pois se apóia na córnea. São necessários exames e testes prévios antes de o médico indicar este tipo de lente.

Cirurgia a Laser Personalizada

As cirurgias a laser que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser aplicadas também em pacientes com presbiopia. Para os pacientes acima dos 40 anos que já corrigiram totalmente a visão para longe, será necessário o uso de óculos de leitura.

Para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto, faz-se a cirurgia a laser denominada monovisão ou “báscula”. Neste procedimento, o olho dominante recebe correção completa para a visão de longe, enquanto o outro olho fica com algum grau de miopia, para dar visão de perto.

Esta pequena diferença de grau entre os olhos é  rapidamente compensada pela adaptação cerebral.

Quer saber mais sobre as Cirurgias Refrativas? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626


RELACIONADOS

cirurgia-refrativa
Cirurgia Refrativa a Laser: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
  O que é Cirurgia Refrativa? A Cirurgia Refrativa é o nome dado aos procedimentos cirúrgicos para a correção dos Erros Refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e…
exames-de-refracao
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O tratamento mais indicado para a correção dos Erros Refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, é a cirurgia refrativa. Este procedimento é…
miopia
Miopia - Erros Refrativos
A palavra miopia vem do grego “olho fechado”, e ganhou este nome porque obriga as pessoas a forçar os olhos para enxergar de longe até…
astigmatismo
Astigmatismo - Erros Refrativos
O olho humano é o órgão responsável pelo sentido primário da visão. Em seu formato esférico, existem várias pequenas partes que têm funções específicas no…
hipermetropia
Hipermetropia – Erros Refrativos
O hipermetrope tem baixa visão para perto e longe. Se conseguir enxergar bem de longe, será com esforço e fadiga, pois o olho não consegue…