Tratamento de Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Tratamento

A Retinopatia Diabética é a mais comum das doenças de retina, justamente por estar associada a um outro tipo de doença comum, que é a diabetes.

Os tratamentos da Retinopatia só podem ser determinados depois de uma rotina completa de exames oftalmológicos, que devem estar associados ao controle do diabetes, com aferição das taxas de açúcar no sangue.

Fotocoagulação a laser (sinônimos: laser verde, laser de argônio, laser para diabetes)

Uma das formas de se tratar a Retinopatia Diabética é com um laser em frequencia verde, conhecido como laser de argônio, que é direcionado na retina para aumentar a temperatura e a resposta de coagulação do tecido.

O tratamento a laser pode ser feito de duas formas:

A primeira é usada para tratar o edema macular diabético, sendo aplicado em pontos específicos da retina, sendo necessário duas ou quatro sessões.

A segunda forma é usada para tratar todas as áreas da retina ao mesmo tempo, tratando a forma mais avançada da doença. Esta forma é também chamada de panfotocoagulação a laser e geralmente precisa de 8 a 10 sessões.

O procedimento à laser é feito ambulatorialmente, sem necessidade de internação. É um procedimento que apresenta nível de dor tolerável.

Terapia Antiangiogênica

A Terapia Antiangiogênica é uma das modalidades mais recentes de tratamento da Retinoplastia Diabética.

O tratamento consiste na aplicação de um medicamento diretamente na cavidade vítrea do olho. O medicamento é formado por moléculas inibidoras de uma proteína conhecida como VEGF (fator de crescimento endotelia), que é responsável pela má formação dos neovasos da retina. Este medicamento é capaz de reduzir o edema macular diabético e melhorar a visão do paciente.

A aplicação do medicamento é indolor, mas é necessário internação e anestesia, em ambiente cirúrgico.

IMPLANTE INTRAVÍTREO COM CORTICÓIDE DE LIBERAÇÃO LENTA

Uma outra forma de se tratar o Edema Macular Diabético, que é a principal causa de cegueira não reversível em pacientes na fase ativa da vida, é o Implante Intravítreo de Dexametasona.

A dexametasona é um medicamento da classe dos corticoides que foi provado eficaz na redução do edema da retina, levando à melhora da visão.

O implante vai liberando gradualmente o corticosteroide, que é um potente anti-inflamatório que se decompõe completamente ao longo do tempo, sendo desnecessária a remoção cirúrgica.

A aplicação do medicamento é feita em regime de centro cirúrgico, com anestesia tópica, e é indolor.

Cirurgia de Vitrectomia

A cirurgia de retinopatia diabética é indicada para os casos em que há descolamento de retina, hemorragia vítrea ou edema de mácula diabético avançado. O objetivo é reposicionar a retina no fundo do olho, para que o paciente possa voltar a enxergar claramente.

O procedimento pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos para a resolução da Retinopatia, como a Retinopexia, Fotocoagulação à laser ou o Implante Intravítreo.

Somente o oftalmologista é capaz de determinar qual será o tratamento utilizado para cada paciente.

Algumas dicas importantes:

1) Faça o controle do nível da sua glicohemoglobina (Hemoglobina glicada), e mantenha-o sempre menor do que 7%.

2) Faça a aferição constante da sua pressão arterial e mantenha-a controlada, com níveis inferiores a 140/70 mmHg.

3) Siga corretamente as instruções de medicação passadas pelo seu endocrinologista.

4) Alimentar-se corretamente é importante, assim como fazer avaliações regulares como um nutricionista.

5) Mantenha uma rotina constante de exercícios físicos, sempre acompanhados por profissionais.

6) Exames oftalmológicos completos são importantes para a identificação de doenças oculares em seus estágios iniciais. Faça exames ao menos uma vez por ano para o mapeamento da retina.

7) Ao confirmar a gravidez, agende imediatamente uma avaliação com um oftalmologista.

8) Mantenha os níveis do colesterol e triglicerídeos dentro da normalidade.

Quer saber mais sobre a Retinopatia Diabética? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626