Tratamento de Ceratocone

Ceratocone Tratamentos

Existem algumas formas de tratar o Ceratocone, sempre visando a progressão da doença e evitando danos mais severos à córnea.

Estes tratamentos têm como objetivo principal apenas conter a perda de curvatura da córnea. A acuidade visual do paciente deve ser melhorada com o uso de óculos ou lentes de contato em paralelo aos tratamentos.

Óculos e Lentes de Contato

Nos primeiros estágios da doença, quando o ceratocone ainda apresenta grau discreto, o tratamento é realizado apenas com a recomendação de óculos ou lentes de contato rígidas ou especiais para melhorar a acuidade visual do paciente.

Conheça um pouco mais sobre o tratamento do ceratocone:

View Video

Cross-Linking de Córnea

O Cross-Linking já é utilizado há mais de 7 anos na Europa para o tratamento do Ceratocone. Age interrompendo a sua progressão, utilizando riboflavina (vitamina B2) associada à luz ultravioleta para enrijecer o tecido corneano. O tratamento consiste em aumentar o número de ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente, criando uma estrutura mais rígida

Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos.

Anel de Ferrara

O Anel Corneano ou Anel de Ferrara é um implante de acrílico realizado na camada da córnea chamada estroma. Este implante tem como objetivo principal a regularização de deformações causadas pelo ceratocone, ou por efeitos adversos de alguns tipos de cirurgias oculares, patologias do tecido e a correção ou diminuição de erros refracionais.

Este procedimento é aprovado pelo FDA (departamento Saúde norte-americano). Sua principal vantagem é ser reversível, e podem ser trocados de acordo com o caso do paciente.

Não é uma técnica refrativa, ou seja, mesmo após o procedimento, ainda será necessário o uso de óculos ou lentes de contato para corrigir a visão.

Lentes de Contato especiais

Novas tecnologias em lentes de contato gelatinosas com curvaturas específicas tem se mostrado de extremo conforto e resultado visual para o ceratocone, reduzindo em muito a intolerância a lentes de contato.

Método CAP ( Visx Custom Contoured Ablation Pattern).

Em alguns casos, a cirurgia a laser pode ser realizada em pacientes portadores de ceratocone, com o objetivo de melhorar a adaptação às lentes de contato e reduzir a necessidade de correção óptica.

Transplante de Córnea

O Transplante de Córnea é o mais sério e complexo tratamento do ceratocone. É indicado para os casos em os outros tratamentos não apresentaram os resultados desejados, e a córnea apresenta deformações irreversíveis em sua estrutura e curvatura.

O Transplante

Um transplante de córnea consiste em substituir a córnea doente por uma outra córnea doadora saudável.

É um procedimento delicado, que pode substituir apenas algumas camadas mais danificadas da córnea – o chamado transplante lamelar – ou substituí-la completamente – o chamado transplante penetrante.

O Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, atingindo 1 em cada 20.000 pessoas.

Quer saber mais sobre os tratamentos de Ceratocone? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco.
Se preferir, ligue (37) 3371-2626

RELACIONADOS

cirurgia-de-ceratocone
Cirurgia de Ceratocone
Ceratocone: No Brasil, o Ceratocone é o principal responsável pelos transplantes de córnea. Por ter caráter progressivo e degenerativo, o Ceratocone está associado à perda…
exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de um Astigmatismo Irregular, que vai aumentando o grau de correção de forma rápida e acentuada, o Ceratocone…
ceratocone
Ceratocone
Ceratocone é uma alteração estrutural no colágeno da córnea, algumas vezes transmitida hereditariamente, que leva ao seu enfraquecimento. Este enfraquecimento faz com que as córneas…