Notícias

04
Jun

O que é RQE? Saiba por que seu Médico Oftalmologista Tem que Ter

O que é RQE? Ophtalmocenter

Qualquer intervenção na região ocular é suscetível a riscos. Por ser uma área sensível, responsável por um dos nosso principais sentidos, a possibilidade da cegueira e outros prejuízos aos olhos se torna mais concreta quando o oftalmologista não está assegurado pelo Registro de Qualificação de Especialista. Mas você sabe o que é RQE?

O que é RQE na Medicina?

O que é CRM, provavelmente, você já sabe: é o registro do Conselho Regional de Medicina. Muito mais comum ao público leigo, essa certificação não garante toda a segurança necessária a pacientes, quando se trata de atendimento médico, pois o CRM é um procedimento obrigatório para que estudante de medicina, recém-formado, possa começar a atuar na área.

O RQE é um registro posterior, que assegura o domínio do médico nas especialidades mencionadas por ele, como Ceratocone e Catarata. É indispensável, para o tratamento dessas duas doenças, por exemplo, submeter-se a cirurgias, e a segurança de ser atendido por um médico oftalmologista com RQE é um diferencial.

Quer deixar a saúde dos seus olhos em dia com um profissional certificado com RQE? Então, entre em contato agora e agende sua consulta de oftalmologia em Piumhi-MG:

 

Por que você precisa de um médico com RQE?

Não se esqueça: assegurar o RQE é um dos segredos para quem deseja se resguardar de complicações em procedimentos médicos.

Esse atestado de especialização, por exemplo, pode ser requisitado no tratamento de quatro doenças significativas na área da oftalmologia – catarata, ceratocone, glaucoma e miopia. Conheça um pouco melhor sobre cada uma delas:

O que é catarata?

Ela é responsável pela opacidade no cristalino, lente posicionada atrás da pupila, fundamental para a visão. A partir da sua deformação, a vista fica prejudicada e pode chegar até a cegueira total – a doença, inclusive, é responsável por metade dos casos de perda de visão do mundo – mas temos uma boa notícia: a doença tem cura, via cirurgia apenas (são realizadas mais de 500 mil no Brasil por ano). O procedimento consiste em remover a lente danificada e substituir por uma artificial.

Fique atento aos principais sintomas:

  • Sensibilidade extrema à luz;
  • Dificuldade de enxergar objetos brilhantes;
  • Diplopia (visão dupla).

O que é ceratocone?

Muitas vezes, associa-se doenças nos olhos à idade avançada, o ceratocone é um caso oposto. Atinge, principalmente, crianças e adolescentes (cerca de 2% das pessoas nessa faixa etária). Resumidamente, a enfermidade altera a espessura e forma da córnea, que passa a assumir o formato de um cone, prejudicando a visão. Para corrigir esse quadro clínico, o paciente é submetido a uma cirurgia para regular a curvatura da córnea.

Conheça os principais sintomas:

  • Coceira nos olhos;
  • Visão embaçada;

O que é glaucoma?

É uma doença silenciosa que acomete mais de um milhão de brasileiros, especialmente os acima dos 40 anos de idade. Basicamente, é causada pela obstrução do nervo óptico – ligamento responsável por levar as imagens que vemos ao cérebro. Como é um componente indispensável para a visão, a falha do nervo óptico pode levar a cegueira. O tratamento é feito à base de colírios e foca em controlar a pressão do nervo óptico.

A enfermidade não apresenta sintomas iniciais, por isso a visita regular ao oftalmologista em Piumhi é fundamental para diagnosticar a doença. Em estágios avançados, contudo, pode-se considerar a visão tubular como um dos sintomas.

O que é miopia?

Talvez a mais popular das doenças oftalmológicas, é diagnosticada, geralmente, durante a infância, quando o olho ainda está em fase de formação. A córnea e o cristalino, lentes do olho, não estão na curvatura e texturas corretas, gerando a dificuldade de enxergar o que está a alguns metros de distância. O tratamento se dá pelo uso de óculos ou lentes ou ainda pela cirurgia refrativa.

Conheça os principais sintomas:

  •  Dores de cabeça;
  •  Visão embaçada para enxergar a distância.

Médico oftalmologista em Piumhi-MG com RQE

Já pensou que quem mora na região de Alto de São Francisco pode utilizar um centro oftalmológico focado em qualidade e inovação? Então, bem-vindo a Clínica  Ophtalmocenter! Um espaço localizado na cidade de Piumhi, repleto de tecnologia médica no centro-oeste de Minas Gerais e com especialista em olhos.

Comemore: não será mais necessário se locomover às grandes cidades para ter atendimento de ponta. Na Ophtalmocenter, você encontra tudo do que precisa: especialista em catarata, especialista em ceratocone, especialista em glaucoma, especialista em miopia e oftalmologista especialista em diversos outros tratamentos.

Fundada em 2010, o clínica oftalmológica já atendeu a milhares de pacientes em procedimentos clínicos, exames e atendimentos, sempre com o que há de mais moderno em soluções da saúde ocular.

Oftalmologista ou oculista em Piumhi: conheça o Dr. Paulo Henrique

O oftalmologista Dr. Paulo Henrique Faria, diretor técnico da Ophtalmocenter, é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, da American Academy of Ophthalmology e International Society of Refractive Surgery e fellow em glaucoma e catarata pela Santa Casa de Belo Horizonte e, para completar, tem a certificação RQE!

Agora, que você aprendeu o que é RQE e sabe da importância de se precaver com profissionais comprovadamente qualificados, agende agora a sua consulta, é bem rápido, on-line e o melhor: com o mais bem preparado oftalmologista em Piumhi.  Envie sua mensagem agora: