Os tumores podem ser de vários tipos, originados das células do próprio olho ou de metástase de tumores originários em outras partes do corpo. Os dois tipos mais freqüentes são o melanoma de coróide e o retinoblastoma.
O melanoma de coróide é o tumor próprio do olho mais freqüente. Ocorre normalmente nas pessoas brancas entre 60-70 anos. Observamos a presença de uma massa enegrecida e sólida no fundo de olho. Um dos diagnósticos diferenciais deve ser feito com Melanocitoma que acomete o nervo óptico.
O retinoblastoma é o tumor ocular mais freqüente em crianças e está relacionado a alterações genéticas. É mais freqüente entre 1 – 3 anos. Manifesta – se como uma massa brancacenta no fundo de olho. Várias crianças são diagnosticadas com a doença após o aparecimento de reflexo brancacento na pupila em fotos com flash.
Esses tumores devem ser diagnosticados e tratados o mais precocemente. O olho pode desenvolver vários outros tipos de tumores (tumores vasculares, por exemplo), mas com freqüência menor e menor malignidade.
Rotina de exames necessários para o diagnóstico e tratamento dos Tumores de Retina:
Exames
- Acuidade visual
- Acuidade Visual a Laser
- Mapeamento de Retina
- Tomografia de Coerência Óptica (OCT)
- Ultra-Sonografia
Procedimentos
- Fotocoagulação a Laser
- Injeção Intravítrea de Drogas – Terapia Anti-Angiogênica
- Retinopexia
- Vitrectomia
- Terapia Fotodinâmica com Verteporfirina (PDT)
- Termoterapia Transpupilar (TTT)