Olho Seco

olho-seco

As lágrimas são muito importantes para a saúde ocular. Lubrificam, lavam impurezas, fornecem oxigênio e nutrientes, possuem substância (enzimas e anticorpos) que atuam na defesa contra infecções.

A causa de olho seco nem sempre é clara, mas parece haver um desequilíbrio entre a produção da lágrima e sua drenagem. O filme lacrimal é constituído de uma camada de muco (junto à córnea), uma intermediária de água e uma superficial de gordura.

A diminuição da quantidade de lágrima ou alteração de sua composição causam a síndrome do olho seco. Olhos secos são cada vez mais comuns. A diminuição do filme lacrimal pode ser causada pela deficiência na produção de lágrima ou pelo excesso na evaporação.

Causas de diminuição na produção de lágrima

• Idade (principalmente nas mulheres, após a menopausa).
• Artrite reumatóide e outras doenças auto – imunes como lupus, rosácea e síndrome de Sjögren (boca seca, olho seco, artrite)
• Medicamentos (antidepressivos, anti – histamínicos, etc).
• Após cirurgias refrativas, temporariamente.

Conheça um pouco mais sobre Olho Seco:

Causas que aumentam a evaporação da lágrima

• Ar condicionado.
• Diminuição da freqüência de piscamento (uso de computador, TV).
• Blefarite crônica.
• Falta de sono.
• Alterações palpebrais, com mau fechamento dos olhos.
• Uso crônico de lentes de contato.

Sintomas

Os sintomas de olho seco incluem desconforto ocular (principalmente após assistir TV, ler, costurar, usar computador), sensação de areia, prurido, lacrimejamento (reflexo) excessivo e vermelhidão.

O diagnóstico é feito pela avaliação clínica no exame biomicroscópico e auxiliado por testes específicos como o teste de Schirmer, teste de rosa bengala, tempo de ruptura do filme lacrimal com fluoresceína. Eventualmente pode – se proceder a uma análise laboratorial da lágrima.

Tratamento

O tratamento vai depender da gravidade. Na maioria dos casos é prescrito colírios umidificantes (lágrimas artificiais).

Se o tratamento se estende por muito tempo, muitos oftalmologistas recomendam o uso de colírios sem conservantes. O uso de umidificadores de ambiente parecem ser úteis para alguns pacientes.

Nos casos de maior gravidade pode-se tentar a ciclosporina tópica, com a supervisão do médico. A oclusão dos pontos lacrimais (por onde se inicia a drenagem da lágrima para o nariz), que pode ser feita com “plugs” de silicone, pode trazer conforto para muitos pacientes. Alguns oftalmologistas preferem a oclusão cirúrgica dos pontos lacrimais.

Cuidados Gerais

• Ingerir muito líquido.
• Diminuir tempo de uso contínuo do computador e da TV.
• Diminuir tempo de uso do ar condicionado e fazê – lo com a utilização de umidificador de ambientes.
• Dormir bem.
• Cuidados com lentes de contato.
• Alimentação balanceada, rica em vitaminas A , C, E, Omega 3, ácido linoléico.
• Uso de óculos escuros para proteger do sol, vento e poeira.

Confira os exames necessários para o diagnóstico e tratamento do Olho Seco:

• Teste de Rosa Bengala
  • Teste de Schirmer
Quer saber mais sobre o Olho Seco? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626