Presbiopia – Erros Refrativos

presbiopia

A presbiopia ou “vista cansada”, para a maioria das pessoas, inicia após os 40 anos. Estima-se que 25% da população brasileira sejam portadoras de presbiopia, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas têm a visão para perto comprometida pela Presbiopia.

Causas

O olho normal é dotado de um sistema de foco automático, ou seja, é capaz de formar imagens nítidas dos objetos em diferentes distâncias. Isto se deve à modificação da forma do cristalino que, sob a ação de um músculo localizado no corpo ciliar, pode tornar-se mais convergente.

Este processo se chama acomodação e tende a diminuir sua capacidade ao longo da vida. A presbiopia então não é uma doença, mas uma condição fisiológica relacionada ao processo de envelhecimento.

Ocorre com todas as pessoas, sem exceção, e tende a manifestar-se por volta dos 40 anos. A presbiopia ocorre mais precocemente nos olhos hipermétropes pois já utilizam parte da acomodação para compensar o foco. O que ocorre é uma alteração gradativa das proteínas do cristalino que se torna mais rígido, incapaz de alterar seu poder de focalização.

As queixas mais comuns são dificuldade na hora de ler, de realizar trabalhos manuais e no uso do computador.

Conheça um pouco mais sobre Presbiopia:

View Video

Tratamento

A correção da presbiopia pode ser feita através de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.

A correção com óculos pode ser através de óculos para leitura apenas, se a pessoa tem boa visão para longe ou através de lentes bifocais ou multifocais. Os óculos bifocais, como o nome indica, têm dois focos: um grau para longe na porção superior da lente e outro para perto na porção inferior.

Os óculos multifocais proporcionam também a correção da visão pra distâncias intermediárias, o que sem dúvida significa um conforto adicional.

Não é aconselhável que as pessoas adquiram óculos prontos para leitura por várias razões. Muitas vezes os erros refracionais são diferentes de um olho e outro. Os óculos prontos também não corrigem astigmatismos eventualmente presentes.

E o mais importante, os pacientes que usam óculos prescritos pelo oftalmologista, tiveram os seus olhos examinados adequadamente.Não deve ser esquecido que inúmeras doenças oculares, algumas graves, podem simular necessidade de óculos.

As lentes de contato também podem ser prescritas para pacientes com presbiopia: são lentes multifocais.

Outro tipo de correção com lentes de contato se chama monovisão: um olho é corrigido para enxergar para longe e o outro é corrigido para enxergar para perto. O cérebro aprende a privilegiar ora um olho, ora outro.

Embora muitas pessoas se sintam extremamente confortável com esta solução algumas não se adaptam. Alguns testes são necessários e o médico deverá orientar e discutir esse tipo de solução com cada paciente.

O tratamento cirúrgico da presbiopia pode ser indicado em situações muito especiais e consiste na modificação da curvatura da córnea (CK).

Outra opção é a substituição do cristalino transparente: cirurgia facorrefrativa.

Exames

• Ceratometria
• Acuidade visual
• Paquimetria Ultra-Sônica
• Refração
• Teste de Lente de Contato
• Topografia Computadorizada da Córnea

Procedimentos

• Adaptação de Lentes de Contato
• CK
• Monovisão

Quer saber mais sobre a Presbiopia? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626

RELACIONADOS

Erros Refrativos Tratamento
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais que afetam a visão da pessoa, diminuindo a qualidade de vida. Felizmente, estes Erros Refrativos não são doenças graves…