A palavra miopia vem do grego “olho fechado”, e ganhou este nome porque obriga as pessoas a forçar os olhos para enxergar de longe até quase fecharem os olhos.
A Miopia é um erro de refração (ametropia) em que o indivíduo não enxerga bem pra longe. Geralmente a visão para perto é boa: o olho míope tem seu foco para perto, e quanto maior a miopia mais próxima é este foco.
É uma das doenças oculares mais comuns, atingindo cerca de 23% da população mundial.
Na grande maioria dos casos, a miopia ocorre porque os olhos são maiores que o normal e a imagem se forma antes da retina.
Em uma minoria ocorre por excesso de convergência das lentes naturais do olho (córnea e cristalino) – mas o resultado é o mesmo: a imagem é focada em um plano anterior ao da retina.
A miopia é usualmente hereditária, manifesta-se na infância e tende a aumentar até a idade adulta, quando estabiliza na grande maioria dos casos.
Conheça um pouco mais sobre a Miopia:
Tratamento
Óculos e lentes de contato são a primeira opção para o tratamento da miopia.
Vários são os tipos de lentes de contato: rígidas, gelatinosas, siliconadas – o médico selecionará a mais adequada pra cada paciente.
Existem também lentes de contato especiais de uso noturno para remodelamento da córnea (ortoceratologia).
As cirurgias corneanas consistem na modificação da curvatura da córnea com excimer laser tornando-a menos convergente (LASIK, LASEK, PRK). As lentes intra-oculares fácicas são lentes colocadas no interior do olho sem a remoção do cristalino e estão indicadas em situações especiais como nas altas miopias que não são passíveis de correção pelo laser.
Existe também a opção, em casos especiais, de retirada do cristalino e substituição por uma lente intra-ocular: a técnica é a mesma empregada para a cirurgia de catarata – é a cirurgia facorrefrativa.