Catarata

catarata

Em um olho normal, a luz precisa atravessar duas lentes naturais do olho, que são responsáveis pela focalização da imagem na retina. Uma das lentes é a córnea, que compõe a superfície anterior do olho, e a outra é o cristalino, que se situa atrás da íris e pupila.

A Catarata é uma doença ocular provocada pela opacificação (perda de transparência) do cristalino. Esta opacificação acontece devido ao acúmulo de gordura e pigmentos no cristalino, deixando-o turvo e provocando perda de acuidade e campo de visão.

Está doença é progressiva. À medida que a doença avança, a habilidade da retina em receber as imagens, cores e luzes vão sendo bloqueadas progressivamente, a habilidade da retina de perceber as imagens, cores e luz.

Esta doença nos olhos está associada ao processo normal de envelhecimento das pessoas. Por isso mesmo, é mais facilmente encontrada em pessoas de idade mais avançadas. Cerca de metade das pessoas com mais de 60 anos tem alguma forma de doença ocular e após os 80 anos mais de 80%.

É a causa mais frequente de cegueira recuperável em todo o mundo. Nos Estados Unidos mais de 2.000.000 de cirurgias são realizadas todos os anos. No Brasil, calcula-se que se realizam cerca de 400.000 cirurgias por ano

Tipos de Catarata

1. Senis – São aquelas conectadas ao processo de envelhecimento.
2. Secundárias – Cataratas podem surgir após cirurgias intra-oculares para o tratamento de outras doenças oculares como glaucoma e descolamento de retina. Algumas doenças sistêmicas têm maior incidência de catarata, como o diabetes. Podem surgir também com o uso prolongado de corticóides, principalmente na forma de colírios.
3. Traumáticas – Cataratas podem desenvolver após traumatismo ocular. Podem ocorrer logo após o trauma ou, às vezes, anos depois.
4. Congênitas – Algumas crianças podem nascer com catarata ou estas podem surgir alguns anos após. Podem ser discretas e não comprometer a visão ou, às vezes, necessitar tratamento cirúrgico.
Sintomas

Os sintomas mais comuns dos pacientes portadores são:

• Visão enfumaçada, borrada.
• Dificuldade de percepção de cores.
• Visão difícil com pouca iluminação.
• Sensibilidade à luz e reflexos luminosos.
• Visão dupla (diplopia) ou múltiplas imagens em um mesmo olho.
• Troca frequente das lentes dos óculos ou das lentes de contato.
• Pupilas com coloração esbranquiçada.

Veja um vídeo explicativo sobre a doença de Catarata, confira a seguir:

View Video

 

Diagnóstico

Um exame oftalmológico completo é necessário para o diagnóstico e avaliação desta doença ocular, e também para determinar se a cirurgia está indicada. Veja os exames necessários para identificar este problema ocular.

Quando removê-la?

Está doença nos olhos precisa de remoção quando o comprometimento visual interfere com sua atividade diária, como leitura, dirigir o carro, assistir televisão. A cirurgia de catarata em Piumhi é um procedimento com alto índice de sucesso, desde que não exista outra doença ocular associada que possa também estar comprometendo a visão, entre em contato com a Clínica de Olhos em Piumhi para saber mais a respeito.

Na clínica OphtalmoCenter você poderá saber tudo sobre está doença ocular, basta entrar em contato conosco, temos oftalmologistas em Piumhi– MG para lhe ajudar no tratamento.

O oftalmologista Dr. Paulo Henrique Faria Silva poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Piumhi e região.

Você pode saber tudo sobre a Catarata com o Guia Especial que a Ophtalmocenter desenvolveu pensando em você, basta clicar no botão abaixo para receber este conteúdo gratuito.

guia-completo-sobre-a-catarata-ophtalmocenter

Quer saber mais sobre está doenças nos olhos? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626


RELACIONADOS

Catarata Tratamentos
Tratamento da Catarata
A catarata é uma doença ocular mais comumente encontrada em pessoas com mais idade. Com o envelhecimento natural do corpo, o cristalino, a lente natural,…
exames-de-catarata
Exames de Catarata
Diagnóstico O diagnóstico de catarata só pode ser determinado pelo médico oftalmologista, depois que uma rotina completa de exames oftalmológicos forem aplicados, você pode realizar…
cirurgia-de-catarata
Cirurgia de Catarata em Piumhi
A Catarata: No olho normal a luz atravessa duas lentes que são responsáveis pela focalização da imagem na retina. Uma lente é a córnea, que…