Em um olho normal, a luz precisa atravessar duas lentes naturais do olho, que são responsáveis pela focalização da imagem na retina. Uma das lentes é a córnea, que compõe a superfície anterior do olho, e a outra é o cristalino, que se situa atrás da íris e pupila.
A Catarata é uma doença ocular provocada pela opacificação (perda de transparência) do cristalino. Esta opacificação acontece devido ao acúmulo de gordura e pigmentos no cristalino, deixando-o turvo e provocando perda de acuidade e campo de visão.
Está doença é progressiva. À medida que a doença avança, a habilidade da retina em receber as imagens, cores e luzes vão sendo bloqueadas progressivamente, a habilidade da retina de perceber as imagens, cores e luz.
Esta doença nos olhos está associada ao processo normal de envelhecimento das pessoas. Por isso mesmo, é mais facilmente encontrada em pessoas de idade mais avançadas. Cerca de metade das pessoas com mais de 60 anos tem alguma forma de doença ocular e após os 80 anos mais de 80%.
É a causa mais frequente de cegueira recuperável em todo o mundo. Nos Estados Unidos mais de 2.000.000 de cirurgias são realizadas todos os anos. No Brasil, calcula-se que se realizam cerca de 400.000 cirurgias por ano
Tipos de Catarata
1. Senis – São aquelas conectadas ao processo de envelhecimento.
2. Secundárias – Cataratas podem surgir após cirurgias intra-oculares para o tratamento de outras doenças oculares como glaucoma e descolamento de retina. Algumas doenças sistêmicas têm maior incidência de catarata, como o diabetes. Podem surgir também com o uso prolongado de corticóides, principalmente na forma de colírios.
3. Traumáticas – Cataratas podem desenvolver após traumatismo ocular. Podem ocorrer logo após o trauma ou, às vezes, anos depois.
4. Congênitas – Algumas crianças podem nascer com catarata ou estas podem surgir alguns anos após. Podem ser discretas e não comprometer a visão ou, às vezes, necessitar tratamento cirúrgico.
Sintomas
Os sintomas mais comuns dos pacientes portadores são:
• Visão enfumaçada, borrada.
• Dificuldade de percepção de cores.
• Visão difícil com pouca iluminação.
• Sensibilidade à luz e reflexos luminosos.
• Visão dupla (diplopia) ou múltiplas imagens em um mesmo olho.
• Troca frequente das lentes dos óculos ou das lentes de contato.
• Pupilas com coloração esbranquiçada.
Veja um vídeo explicativo sobre a doença de Catarata, confira a seguir:
Diagnóstico
Um exame oftalmológico completo é necessário para o diagnóstico e avaliação desta doença ocular, e também para determinar se a cirurgia está indicada. Veja os exames necessários para identificar este problema ocular.
Quando removê-la?
Está doença nos olhos precisa de remoção quando o comprometimento visual interfere com sua atividade diária, como leitura, dirigir o carro, assistir televisão. A cirurgia de catarata em Piumhi é um procedimento com alto índice de sucesso, desde que não exista outra doença ocular associada que possa também estar comprometendo a visão, entre em contato com a Clínica de Olhos em Piumhi para saber mais a respeito.
Na clínica OphtalmoCenter você poderá saber tudo sobre está doença ocular, basta entrar em contato conosco, temos oftalmologistas em Piumhi– MG para lhe ajudar no tratamento.
O oftalmologista Dr. Paulo Henrique Faria Silva poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Piumhi e região.