Os tumores podem ser de vários tipos, originados das células do próprio olho ou de metástase de tumores originários em outras partes do corpo. … Continue lendo “Tumores de Retina”
Doenças Oculares
A retinose pigmentar é uma degeneração progressiva das células fotoreceptoras retinianas (cones e bastonetes), que se inicia na periferia e caminha em direção da … Continue lendo “Retinose Pigmentar”
A hipertensão arterial pode provocar sérias alterações na retina, tanto em casos agudos como crônicos. A hipertensão aguda é o tipo de alta pressão … Continue lendo “Retinopatia Hipertensiva”
As crianças recém-nascidas, de partos muito prematuros e com peso muito baixo, apresentam risco de desenvolver alterações nos vasos da periferia da retina. Isso … Continue lendo “Retinopatia da Prematuridade”
Ptose palpebral significa a queda da pálpebra superior de um ou ambos os olhos. A pálpebra superior pode cobrir uma porção significativa da córnea … Continue lendo “Ptose”
Pterígio é o crescimento de um tecido fibrovascular de forma triangular, de característica benigna, tipicamente localizado na superfície da esclera, usualmente no lado nasal. … Continue lendo “Pterígio”
Pinguécula é uma lesão amarelada e um pouco elevada que se forma no tecido superficial à esclera (região branca do globo ocular) próximo à … Continue lendo “Pinguécula”
Olhos vermelhos são a principal causa de procura de consultas oftalmológicas de urgência. Podem ter muitas causas, de diferentes níveis de gravidade, desde mais … Continue lendo “Olho Vermelho”
As lágrimas são muito importantes para a saúde ocular. Lubrificam, lavam impurezas, fornecem oxigênio e nutrientes, possuem substância (enzimas e anticorpos) que atuam na … Continue lendo “Olho Seco”
As obstruções (entupimento) dos vasos de retina são muito comuns. Geralmente acontece em pessoas que tem hipertensão arterial, diabetes ou doenças do sangue. Nas … Continue lendo “Obstruções (Tromboses) de Artérias e Veias da Retina”