Cirurgia de Ceratocone

Cirurgia-de-Ceratocone

Ceratocone:

No Brasil, o Ceratocone é o principal responsável pelos transplantes de córnea. Por ter caráter progressivo e degenerativo, o Ceratocone está associado à perda significativa na qualidade da visão do paciente.

A principal característica do Ceratocone é o afinamento severo do tecido da córnea, deixando-a sem curvatura e formando cicatrizes. A córnea do paciente com Ceratocone assume um formato pontudo e destacado.

Tratamentos:

O Ceratocone pode ser tratado de diversas maneiras, dependendo do seu estágio de progressão.

Em seus estágios iniciais, faz-se a correção da acuidade visual através do tratamento dos Erros Refrativos associados ao Ceratocone – geralmente Miopia e Astigmatismo. O tratamento inicial é feito com uso contínuo de óculos de grau; quando os óculos já não conseguem mais corrigir o grau de refração, passa-se para as lentes de contato rígidas.

View Video

Quando nem as lentes conseguem corrigir a qualidade da visão do paciente, será necessário partir para os tratamentos cirúrgicos.

As intervenções cirúrgicas para o tratamento do ceratocone podem ser realizada de três formas, dependendo do grau de evolução da doença:

  1. Anel de Ferrara
  2. Crosslinking de Colágeno
  3. Transplante de Córnea

Anel de Ferrara ou Anel Corneano

O Anel de Ferrara, também conhecido como Anel Corneano ou Anel Instraestromal, é um implante acrílico de material biocompatível, em formato de meio círculo. Este implante é aplicado na camada da córnea chamada estroma e tem como objetivo regularizar e controlar as deformações da córnea desencadeadas pelo ceratocone.

O Anel de Ferrara é um implante que pode ser trocado ou revertido sem nenhum prejuízo ou dano à córnea.

Este procedimento é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.

Método CAP ( Visx Custom Contoured Ablation Pattern)

 

Em alguns casos, a cirurgia a laser pode ser realizada em pacientes portadores de ceratocone, visando de melhorar a adaptação de lentes de contato e reduzir a necessidade de correção óptica.

Este procedimento é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.

Crosslinking de Colágeno

O Crosslinking de colágeno é um tratamento bastante comum na Europa, que serve para impedir a progressão do Ceratocone.

O tratamento interrompe a progressão da doença ao utilizar riboflavina (vitamina B2) associada à luz ultravioleta. Essa combinação provoca uma reação fototérmica que cria novas ligações covalentes, fortalecendo as fibras do tecido corneano.

Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos.

Este procedimento é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.

View Video

Transplante de Córnea

Este é o mais radical dos tratamentos, e só deve ser indicado em último caso.

O Transplante de Córnea pode ser indicado pelo oftalmologista quando a córnea do paciente já se encontra com alto grau de deformação devido ao Ceratocone avançado, e já não responde mais aos outros tratamentos, como Anel de Ferrara e crosslinking.

O transplante de córnea na remoção da córnea danificada por outra nova e saudável, proveniente de um doador de órgãos. É um procedimento delicado, que necessita de suturas internas.

Tipos de transplante de córnea:

  • Penetrante: Onde se troca a córnea inteira por inteiro (todas as camadas)  e realiza-se sutura ao redor desta córnea.
  • Lamelares: Neste tipo de transplante, apenas algumas camadas da córnea, chamadas de lamelas, são trocadas, preservando as camadas que ainda não estão danificadas.
  • Transplante de Córnea a Laser: Em alguns casos, é possível usar o laser de femtosegundo (Intralaser) para criar o botão e o encaixe a ser realizado, melhorando a cicatrização e o resultado visual. Um determinado tipo de encaixe é criado, facilitando a sua substituição.

A recuperação no pós-operatório é lenta porém progressiva, e a maior preocupação nos primeiros meses é com a córnea doadora.

Indicações para transplante de córnea:

  • Quando a córnea perde sua transparência (por trauma, infecções, cicatrizes, distrofias e outros);
  • Cicatrizes resultantes de úlceras de córnea em usuários de lente de contato;
  • Ceratocone;
  • Astigmatismo elevado e irregular;
  • Cicatrizes de córnea;
  • Distrofias.

Quer saber mais sobre a Cirurgia de Ceratocone? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (37) 3371-2626

RELACIONADOS

Ceratocone Tratamentos
Tratamento de Ceratocone
Existem algumas formas de tratar o Ceratocone, sempre visando a progressão da doença e evitando danos mais severos à córnea. Estes tratamentos têm como objetivo…
exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de um Astigmatismo Irregular, que vai aumentando o grau de correção de forma rápida e acentuada, o Ceratocone…
ceratocone
Ceratocone
Ceratocone é uma alteração estrutural no colágeno da córnea, algumas vezes transmitida hereditariamente, que leva ao seu enfraquecimento. Este enfraquecimento faz com que as córneas…